PROGRAMA CAMINHOS

Trabalho, cultura e arte para inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social

 

O Programa Caminhos surge a partir da necessidade em desenvolver novos caminhos e potencializar os já existentes para a promoção da inclusão socioeconômica, utilizando como meios o acesso ao trabalho, à cultura e à arte.

A primeira fase do programa é direcionada a pessoas com trajetória de vida nas ruas e egressos do sistema prisional. Para a efetiva inserção social do público-alvo, o Caminhos promove um percurso multidisciplinar que tem como finalidade o acesso ao mercado de trabalho ou a autonomia para a geração de renda. A proposta foi construída a partir de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre importantes órgãos públicos e com a adesão de organizações da sociedade civil e iniciativa privada.

“O Caminhos é direcionado a um público que está à margem da sociedade e enfrenta diversas vulnerabilidades socioeconômicas. Por isso, é essencial termos respostas efetivas com o envolvimento de todos os setores. Contribuir para a autonomia e gerar oportunidades a essas pessoas diz sobre garantir direitos e almejar uma cidade mais acolhedora e igualitária”

- Delânzia Junho, Supervisora de Projetos

O Programa Caminhos é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o CeMAIS, com o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e Sindiextra e o apoio do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua - INAPER, Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Nepomuceno Soares Advogados Associados e Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia.

foto site.png

NOTÍCIAS

PROMOÇÃO DA CIDADANIA

Quer conversar mais sobre nossa atuação no programa? Escreva para:

delanzia.junho@cemais.org.br

RÉGUA CAMINHOS 150PPIArtboard 13.png