Prêmio ENATS

Instituições sociais de todo o Brasil têm a oportunidade de se inscrever para o Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão do 3º Setor que reconhece e expõe nacionalmente as organizações que são referência em transparência


Uma iniciativa do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), realizado em parceria com o PROSAS, o prêmio foi idealizado para valorizar as boas práticas de gestão e reforçar a imagem de quem executa um bom trabalho na área. Com essa ampla divulgação dos bons exemplos, a premiação contribui para que outras organizações se inspirem e também adotem essas práticas.


A importância das práticas de transparência que dão credibilidade à organização é o grande foco do prêmio. Exemplo de que o assunto precisa ser explorado e discutido no país é o resultado da Pesquisa Doação Brasil desenvolvida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Somente 28% dos entrevistados concordam que as ONGs deixam claro o que fazem com os recursos e apenas 26% acreditam que a maior parte delas é confiável.


O roteiro de avaliação é baseado no Painel GIFE de Transparência e leva em consideração a disponibilidade de informações como endereço, e-mail, composição do conselho deliberativo, composição do conselho fiscal, estatuto, composição da equipe executiva, relatório de atividades, relatórios dos auditores independentes e demonstrações contábeis.

Confira os números e os vencedores de 2019

Vencedores de 2018

Pequeno Porte:

Gaia +

Instituto Ponte

Instituto Minas Pela Paz

Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece)

Médio Porte:

 Instituto do Câncer Infantil

Pequena Casa da Criança

Grande Porte:

Centro de Educação Profissional São João Calábria

Santa Casa BH

Vencedores de 2017

Fundação Romi

Sorri-Bauru

Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog)

Fundação Cristiano Varella (FCV)