Instituições sociais de todo o Brasil têm a oportunidade de se inscrever para o Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão do 3º Setor que reconhece e expõe nacionalmente as organizações que são referência em transparência.
Uma iniciativa do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), realizado em parceria com o PROSAS, o prêmio foi idealizado para valorizar as boas práticas de gestão e reforçar a imagem de quem executa um bom trabalho na área. Com essa ampla divulgação dos bons exemplos, a premiação contribui para que outras organizações se inspirem e também adotem essas práticas.
A importância das práticas de transparência que dão credibilidade à organização é o grande foco do prêmio. Exemplo de que o assunto precisa ser explorado e discutido no país é o resultado da Pesquisa Doação Brasil desenvolvida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Somente 28% dos entrevistados concordam que as ONGs deixam claro o que fazem com os recursos e apenas 26% acreditam que a maior parte delas é confiável.
O roteiro de avaliação é baseado no Painel GIFE de Transparência e leva em consideração a disponibilidade de informações como endereço, e-mail, composição do conselho deliberativo, composição do conselho fiscal, estatuto, composição da equipe executiva, relatório de atividades, relatórios dos auditores independentes e demonstrações contábeis.
Confira os números e os vencedores de 2019
Vencedores de 2018
Pequeno Porte:
• Gaia +
• Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece)
Médio Porte:
• Instituto do Câncer Infantil
Grande Porte:
• Centro de Educação Profissional São João Calábria
Vencedores de 2017
• Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog)
• Fundação Cristiano Varella (FCV)