O novo normal

Um termo frequentemente usado durante o período de pandemia é “o novo normal” para se referir aos novos hábitos adotados no enfrentamento da covid-19. É sabido que a rotina de todos foi alterada, nesse sentido, o Boas Práticas da semana vem falar de uma ferramenta de comunicação que tomou conta dessa nova rotina, as lives.


No último dia 26 de junho, aconteceu entre outras, a live junina do Abrigo Frei Otto no Bairro Santa Mônica em Belo Horizonte. Além dos trajes característicos, não faltaram máscaras, álcool em gel e as medidas de distanciamento recomendadas pela Vigilância Sanitária. Ao som de cantigas juninas, a festança contou com abraços virtuais, degustação de quitutes entre os residentes e funcionários e ainda o compartilhamento das necessidades do lar numa campanha para arrecadação de doações ao vivo!


Para os responsáveis pela área administrativa da instituição, Mateus Oliveira e Pedro Henrique, essa foi uma ação pioneira utilizando a plataforma twich.tv, que promoveu a aproximação com a comunidade e principalmente diminuiu, mesmo que virtualmente, a saudade dos familiares com os idosos.


“O intuito foi convidar os parentes e visitantes frequentes do Lar a se sentirem mais próximos dos idosos e vice-versa. Durante a live todas as interações foram repassadas aos idosos que agradeceram o gesto no decorrer da transmissão.


Todos os itens utilizados para a realização do evento desde bandeirinhas, alimentos e até o tripé utilizado foi fornecido por doadores e parceiros. Como resultado, durante esta semana após a live estamos recebendo diversos itens de doação pedidos durante a transmissão”, destacou Mateus.


O CeMAIS produziu algumas dicas para auxiliar na produção de conteúdo para essa mídia.


Conheça alguns passos importantes para a realização de uma live:


1- Planeje o conteúdo: é preciso ter clareza de como iniciar e terminar o conteúdo, ter domínio do assunto, quais tópicos irá abordar e o tempo para cada um deles.

2- Ensaie: importante ensaiar e treinar diante da câmera para se acostumar com o equipamento e verificar se o conteúdo a ser trabalhado corresponde ao tempo previsto da live.

3- Prepare e teste os equipamentos: para realizar uma live é necessário um smartfone ou computador com webcam e microfone, além de internet. Verifique estes equipamentos antes do evento.

4- Organize o espaço que vai ser filmado: é importante que o ambiente esteja organizado e bem iluminado.

5- Divulgue o evento: utilize as redes sociais para divulgação do evento,

afinal, é necessário ter audiência para a sua live.

Veja a seguir um passo a passo para realizar uma live no Facebook, Instagram ou Youtube.


Facebook

Certifique-se de ter instalado o aplicativo do Facebook. Acesse a página de sua organização e clique em publicar. Selecione "vídeo ao vivo". Permita o acesso a câmera e microfone. Configure sua live (adicionar descrição, colocar filtro, etc).

Inicie sua live clicando em "iniciar vídeo ao vivo". Encerre sua live clicando em concluir. Compartilhe, caso queira.


Instagram

Certifique-se de ter instalado o aplicativo do Instagram. Acesse o aplicativo e faça login. Clique no ícone da câmera no canto superior esquerdo como se

fosse fazer um stories. Abaixo da tela, deslize para direita na opção “normal” até

aparecer a palavra ao vivo. Clique em "transmitir ao vivo" para iniciar a sua live.

Para terminar, clique em "encerrar" no canto superior direito. Se quiser, é possível salvar o vídeo no celular e compartilhar no stories, ficando disponível por 24 horas.


Youtube

Certifique-se de ter instalado o aplicativo do Youtube. Acesse o aplicativo e faça login em sua conta. Clique sobre o ícone da câmera no menu superior. Permita acesso à câmera e microfone. Selecione "transmitir ao vivo". Configure a transmissão. Crie uma miniatura da sua live (é possível usar uma foto de seu

arquivo). Inicie a transmissão clicando em "transmitir ao vivo". Encerre a transmissão clicando no X no canto superior direito da tela. O Youtube fará automaticamente o upload de seu vídeo. Caso não queira compartilhá-lo em seu canal, clique nos três pontos ao lado do vídeo para interromper o envio.

Fonte: Minha organização no mundo virtual em tempos de covid-19 (CeMAIS)


143 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 CeMAIS |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Ápice  | CNPJ : 08.415.255/0001-27