NOTÍCIAS

Nossos Direitos: Formação para Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa

Os Conselhos de Direitos são espaços importantes de participação e controle social, compostos paritariamente por representantes do governo e da sociedade civil.


Constantemente, a pessoa conselheira precisa atualizar seus conhecimentos, revisitando conteúdos e aprendendo novos conceitos.


Preparamos esta formação em 6 módulos para contribuir com o aprendizado de você que já é conselheiro ou você que vai começar agora sua jornada no Conselho de Direitos da Pessoa Idosa.


Revise seus conhecimentos, compartilhe esta formação com os colegas, faça e refaça quantas vezes quiser! O curso é 100% digital para você fazer no seu tempo.



Módulo 1: Participação e controle social

Neste módulo, vamos aprender sobre participação social e controle social. A Constituição Federal de 1988 permite aos vários setores da sociedade se organizarem e participarem dos conselhos de direitos para acompanhar a execução das políticas públicas de garantia de direitos, assim começa nossa conversa sobre participação e controle social.


Módulo 2: Os Conselhos de Direitos

Os Conselhos de Direitos são um espaço de participação e controle social onde a sociedade civil e o poder público dialogam diretamente. Esse espaço foi conquistado graças à Constituição de 1988 e permite que a sociedade participe da construção das políticas para ter os direitos básicos assegurados.


Módulo 3: Sistema de Garantia de Direitos da Pessoa Idosa

Os Conselhos de Direitos são um espaço de participação e controle social onde a sociedade civil e o poder público dialogam diretamente. Esse espaço é responsável por acompanhar o funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos da Pessoa Idosa, assim como a execução do Plano Decenal de Políticas para a população 60+.


Módulo 4: Incentivo Fiscal para Conselhos de Direitos

Neste módulo, vamos conhecer os Fundos de Direitos e as formas de captação de recursos.


Módulo 5: Função do Conselheiro

Os Conselhos de Direitos são espaços de participação e controle social, porém a personagem principal é a pessoa conselheira. Conheça mais sobre essa personalidade e peça fundamental na proteção dos direitos da pessoa idosa.


Módulo 6: Ciclo orçamentário

Os conselhos incidem no orçamento para a realização das Políticas Públicas e é de extrema importância que sejam participativos no planejamento, elaboração e execução do orçamento.


15 visualizações0 comentário