O CeMAIS participou, na última semana, entre os dias 29 e 31 de março, de mais uma edição do Projeto MP Itinerante. A ação é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) com o objetivo de atuar na promoção do acesso à cidadania para as regiões que não dispõe da presença cotidiana do promotor de Justiça.
Nesta edição, foram atendidas as cidades de Divisópolis, Rio do Prado e Rubim e a população teve acesso, de forma gratuita, a ações como emissão de título de eleitor, identidade, certidão de nascimento e ainda serviços ofertados pela Ouvidora Geral do Estado, oportunizando resoluções de dúvidas do cotidiano das cidades – esclarecidas pela equipe de promotores de Justiça da Comarca de Almenara-MG.
Durante o evento, também foram realizadas palestras sobre o uso consciente de água e energia; informações sobre garantia de direitos e a divulgação de canais de informação sobre direitos básicos para que toda pessoa tenha uma vida pautada pela dignidade e justiça.
Os atendimentos à população se dão por meio de parcerias com o Cejusc Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), o Serviço Social Autônomo (Servas), o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, além de outras instituições da iniciativa privada, sociedade e o poder público.
Em execução desde 2010, essa é a primeira edição do projeto após dois anos de paralização em função da pandemia. No ano de 2022, a meta é levar o MP Itinerante para cerca de 30 municípios mineiros.