NOTÍCIAS

Legado do projeto Rede Criança e Adolescente Fomentando OSCs

O Rede Criança e Adolescente Fomentando OSCs teve início em setembro de 2021 e realizou 252 assessorias de qualificação para 20 organizações sociais de atendimento a crianças e adolescentes que atuam em Belo Horizonte.


Além disso, o projeto desenvolveu uma edição especial da Revista Valor Compartilhado, realizou o seminário virtual A Intersetorialidade no Fortalecimento dos Conselhos, uma Jornada do Conhecimento Compartilhado e publicou 12 conteúdos informativos durante sua execução.


O projeto foi inspirado em pesquisa realizada como ação de um projeto desenvolvido pelo CeMAIS em 2019, que mostrou que mais de 70% dos atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de Crianças e Adolescentes apontam a falta de formação e captação como principal fragilidade desse sistema.


“Na Jornada do Conhecimento Compartilhado, uma das ações do Projeto, tivemos a oportunidade de ouvir os representantes das organizações e entender como é possível contribuirmos para o seu fortalecimento e fomentar o diálogo entre elas. A troca de experiências entre os participantes foi importante para as assessorias que disponibilizamos às organizações” - Virgílio Garcia, Supervisor do projeto

O Projeto encerrou-se agora, ao final de agosto de 2022, mas os impactos alcançados continuam gerando frutos e repercutindo positivamente.



Confira aqui alguns relatos das organizações atendidas:


“Os encontros foram conduzidos com muita excelência pelos profissionais do CeMAIS Luciana Alves e Virgílio Garcia. Houve muito profissionalismo, tranquilidade e leveza durante o processo. A assessoria contribuiu positivamente e possibilitou a capacitação da equipe para o exercício de elaboração e escrita de projetos de forma crítica e assertiva, além de fomentar o desejo de participar de novos editais”


Aparecida Chácara - Assistente Social
Nilmara Santos - Pedagoga Social
Simone Afonso - Coordenadora de Projeto Social
SOCIEDADE CIVIL CASAS DE EDUCAÇÃO
 

“Quero agradecer imensamente o conhecimento e o tempo que a equipe do CeMAIS dedicou à nossa Instituição. Foram fundamentais todas as reuniões realizadas, o compartilhamento de informações, as assessorias, a troca dos materiais, todo o apoio. Só é possível que a nossa Instituição se fortaleça com o apoio e as orientações recebidas, acreditamos agora que poderemos alcançar novos projetos, captar mais recursos, e tudo é revertido ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade. Obrigada!”


Karoline Crevelin Hernández – Coordenadora
INSTITUTO ADOTAR
 

“Foi enorme e constante a partilha. Esclarecendo dúvidas, incertezas, contribuindo para novas conquistas e muitas, muitas outras aprendizagens. Contribuiu muito positivamente. Espero outros projetos com o mesmo intuito de apoiar as OSCs, pois o 3º setor precisa contar com apoios assim. Nos surpreendemos de verdade com o projeto, pois ainda não tínhamos tido um apoio tão de perto e esclarecedor e com tanta presteza e disponibilidade”


Katherine Torres - Assistente administrativa
CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE ZILAH SPOSITO
 

“O projeto contribuiu positivamente para nossa instituição e trouxe um bom impacto para o nosso trabalho. O conhecimento e a capacidade de elaborar um projeto para a captação de recurso deu-nos um empoderamento muito grande diante dos desafios que enfrentamos no 3º Setor. Queremos agradecer o apoio e a dedicação de toda a equipe do CeMAIS!”


Hélio Fernandes - Coordenador
Márcia Fernandes - Assistente Social
PROJETO SOCIAL BATISTA REGULAR
 

“Foi muito engrandecedor receber as consultorias. Certamente, evoluímos, e o impacto foi muito positivo. Esperamos que o projeto possa ser renovado. Foram oferecidas capacitações e rodas de conversa, onde pudemos esclarecer dúvidas e ampliar a visão enquanto OSC. Também foi de suma importância as assessorias sobre a escrita dos projetos e captação de recursos financeiros”


Kênya Carvalho - Assistente Social
GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO DE BELO HORIZONTE


Realização: CeMAIS. Patrocínio: Cemig e Vale. Incentivo: Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Prefeitura de Belo Horizonte.

21 visualizações0 comentário