NOTÍCIAS

Lançamento do Projeto Novo Semente: o nosso Ambiente é a vida

O Semente é um projeto do Ministério Público de Minas Gerais em parceria com o CeMAIS criado em 2014, que consiste em uma plataforma virtual com o objetivo subsidiar o Ministério Público do Estado de Minas Gerais na seleção de projetos de relevância socioambiental, apresentados por instituições do Terceiro Setor, pela iniciativa privada e pelo poder público.


Durante o seu funcionamento, o Semente acompanhou a destinação de aproximadamente 30 milhões de reais para 68 projetos da área de meio ambiente, estabelecendo diretrizes voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Nesta terça-feira, 14 de dezembro, foi lançado o Novo Semente, uma remodelação do projeto, que oferece mais segurança jurídica, mais transparência e orientação aos promotores de Justiça na escolha dos projetos.


Segundo a supervisora do Semente, Renata Fonseca, os promotores de Justiça acessam o banco de projetos da plataforma e escolhem a proposta que melhor atenda a região. “Caso tenham alguma dúvida quanto ao objetivo e alcance do projeto, a equipe do Novo Semente presta todos os esclarecimentos solicitados, havendo possibilidade de adequação do plano de trabalho de acordo com a necessidade local. Na segunda etapa, após a contemplação do projeto com recursos de medida compensatória ambiental, a equipe dá o suporte necessário aos proponentes executores e aos promotores de Justiça durante o monitoramento e, após o término, quando chega o momento mais importante: o da prestação de contas final”, explica.


A diretora presidente do CeMais, Marcela Giovanna, acredita que quanto mais pessoas e empresas interessadas em apresentar bons projetos estiverem cadastradas na plataforma, mais opções os promotores de Justiça terão para direcionar as medidas compensatórias. “Somos instituições sociais e sobrevivemos à pandemia. Agradeço a todos os parceiros pela confiança na plataforma. O mundo só será melhor quando empresas, governos e sociedade civil caminharem juntos. A plataforma Semente é para todos que tenham projetos transformadores da realidade”, destaca.




Fotos: Alex Lanza/MPMG


Se você tem uma boa ideia para contribuir com o desenvolvimento sustentável e busca recursos financeiros, acompanhamento e orientação, Clique aqui e cadastre a sua ideia!

9 visualizações0 comentário