NOTÍCIAS

Lançamento de Relatório e Cartilha: Quanto custa o cuidado com a pessoa idosa?

Uma análise dos dados coletados a partir de pesquisa de custo com ILPIs em Belo Horizonte, interior de Minas Gerais e outros estados brasileiros, trazendo dicas e reflexões para a rede de atendimento à pessoa idosa.


Mudanças no estilo de vida e os avanços na medicina fizeram do século XXI o “Século do Envelhecimento”, em que a expectativa de vida segue aumentando. Mas o que era para ser o maior avanço da história está se tornando um grande desafio para governos, empresas e sociedade.


A reconfiguração populacional exigirá um esforço intersetorial para redefinir a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Nesse contexto, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) possuem um papel muito importante para o acolhimento dessa parcela da população, que, muitas vezes, não possui retaguarda familiar.


Com o objetivo de entender as dificuldades na gestão das organizações e nos cuidados com os idosos, mapeamos várias unidades de atendimento à pessoa idosa e fizemos uma análise do modelo de custos para as ILPIs filantrópicas.


No Relatório, você encontra os resultados completos desta pesquisa, com detalhamento de dados e metodologia. Já na Cartilha “Quanto custa o cuidado com a pessoa idosa?”, apresentamos de forma resumida e visual esses resultados: um material para fomentar a reflexão e inspirar ações que promovam melhor qualidade de vida para a pessoa idosa.



0 visualização0 comentário