II ENCONTRO DE GESTÃO DAS ILPIS FOMENTA O DEBATE INTERNACIONAL SOBRE A PESSOA IDOSA

Atualizado: 13 de Ago de 2019



No dia 14 de agosto, o Centro Mineiro de Alianças Intersetorias (CeMAIS) em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Defesa do Direito do Idoso, realiza a segunda edição do Encontro de Gestão das ILPIs. O evento, que ocorrerá no auditório da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), é direcionado às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e diversos atores sociais que fomentam as políticas públicas de cuidado ao idoso.


Este ano o seminário traz como tema “A ILPI como um Equipamento da Cidade” e contará com a presença de especialistas e pesquisadores do Brasil, Argentina e Inglaterra. Confira a programação:


8h30 às 9h: Café e credenciamento

9h às 9h40: Mesa de abertura. Marcela Giovanna Nascimento, diretora presidente do CeMAIS, Bertoldo Mateus de Oliveira Filho, procurador de Justiça do MPMG e Renata Martins, da Diretoria de Direitos da Pessoa Idosa/ SMASAC-BH.

9h40 às 10h: Apresentação cultural "Cantores do Alto*.

10h às 11h30: Painel “Papel dos Conselhos na vida dos idosos institucionalizados”, com a participação do Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte.

11h30 às 12h30: Palestra Magna: “A ILPI como um Equipamento da Cidade”. Convidada: Profª Yeda Aparecida Oliveira Duarte, professora associada da Universidade de São Paulo (USP) com experiência na área de Geriatria e Gerontologia e coordenadora do Estudo SABE Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento.

12h30 às 14h: Intervalo para o almoço.

14h às 17h: Painel “Visão Contemporânea sobre o cuidado com o idoso”. Convidados: Peter Lloyd-Sherlock, professor e membro dos grupos de pesquisa Life Course e Migration and Wellbeing, da Universidade de East Anglia, Reino Unido.

Nélida Redondo, investigadora especializada em Sociología del Envejecimiento pela Universidade Isalud – INDEC, Buenos Aires, Argentina.

Karla Cristina Giacomin, médica geriatra, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (NESPE - FIOCRUZ/UFMG) e consultora da OMS (Organização Mundial da Saúde) no eixo "Políticas de Saúde dos Idosos".

17h às 17h30: Happy hour.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: eventos@cemais.org.br (no e-mail informar nome completo, organização e telefone). O seminário ocorrerá no Auditório da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), Av. Afonso Pena, 1964, Centro, Belo Horizonte.


O evento é uma ação da Rede CeMAIS 3i, projeto aprovado pelo Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, que contribui para a profissionalização da gestão e o fomento do trabalho em rede das 28 Instituições de Longa Permanência para Idosos, sem fins lucrativos, do município. Conta com o patrocínio da VLI Logística, BB Consórcios, Raízen, Pottencial Seguradora, Vale, Pitágoras, Cemig, Instituto Lojas Renner, Gerdau e Vilma Alimentos.


* Cantadores do Alto é um grupo de seresteiros e boêmios, quatro amigos que se conhecem há décadas. Moradores do Alto Vera Cruz e frequentadores das oficinas de canto, percussão e violão oferecidas na ONG Meninas de Sinhá e, empolgados com a rica música brasileira, resolveram juntar suas vozes e fazerem o que mais gostam, cantar! Estes cantadores mostram o talento e trazem para nós um repertório dedicado às mais ricas lembranças musicais.

0 visualização