Frente Nacional de apoio à ILPI mobiliza dirigentes e colaboradores em todo o país

Durante o mês de julho as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) vem recebendo capacitação para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Por iniciativa da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, que nasceu do desejo de um grupo de voluntários de diversas regiões do Brasil, para debater as questões emergenciais relativas à doença, os encontros tem promovido o debate e a escuta no momento crítico da disseminação do vírus no país.


A Frente é composta por profissionais ligados à área do envelhecimento e das políticas públicas setoriais de proteção à pessoa idosa, sob a coordenação geral da Dra. Karla Giacomin (médica geriatra, Doutora em Ciências da Saúde -CPqRR/FIOCRUZ, Ponto Focal do ILC-Brasil; Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Gestão 2010-2012).


O treinamento é oferecido de forma on-line, gratuita e tem reunido em cada edição uma média de 150 participantes. O objetivo é compartilhar estratégias para o manejo clínico em casos de contaminação, além de medidas de prevenção de contágio e detecção precoce da doença.


A capacitação on-line conta com emissão de certificado feita pela plataforma de inscrição, e é direcionada aos que atuam na linha de frente das instituições, reforçando a importância do treinamento, tendo em vista sobretudo a realidade dos lares, como:


Escassez de recursos em ILPIs filantrópicas, e mesmo entre algumas de caráter privado que atendem a população frágil e vulnerável;

Diversidade da composição de profissionais nas ILPIs;

Imprecisão do término da pandemia;

A inexistência da vacina no cenário atual;

A importância da prevenção e plano de contingência local.

Educação continuada da equipe multidisciplinar.

(Fonte: Capacitação Manejo FNILPI)


As próximas capacitações ocorrem entre os dias 21 e 27 de julho e contemplam os estados da Paraíba, da Região Norte e Rio de Janeiro, respectivamente. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma do Sympla.


Para mais informações acesse: http://www.frentenacionalilpi.com.br/


CeMAIS apoia FN-ILPI


Os treinamento estão acontecendo com o apoio de parceiros locais para mobilização e cessão de salas virtuais para a realização dos encontros. Além da parceria em Belo Horizonte e Minas Gerais, por sua experiência, o CeMAIS está cedendo e mediando as salas virtuais para as capacitações em diferentes localidades do país. Sobre essa atuação digital, lançamos recentemente a cartilha "Minha organização social no mundo virtual em tempos de Covid-19". Leia aqui!

31 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 CeMAIS |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Ápice  | CNPJ : 08.415.255/0001-27