Do 23 a 26 de janeiro de 2023, a equipe do projeto Sempre Vivas visitou as cidades de Conceição do Mato Dentro, Serro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim para interlocução com o poder público, instituições locais e pessoas de referência comunitária, além do reconhecimento do território e levantamento das OSCs atuantes na região.
O objetivo das visitas foi possibilitar a programação e logística dos treinamentos que serão realizados pelo CeMAIS para preparar as organizações sociais para participação no edital PROAP- Central Nº 001/2023, lançado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio do Programa de Apoio a Projetos da Região Central (PROAP-Central), que selecionará projetos de cunho socioambiental, cultural e urbanístico a serem desenvolvidos nos municípios citados.
O Projeto Sempre Vivas é realizado pelo CeMAIS em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), e irá auxiliar as organizações interessadas na elaboração e execução dos projetos na forma exigida pelo edital.
Confira os bastidores da nossa viagem:
23 de janeiro: Conceição do Mato Dentro
A equipe do projeto Sempre Vivas, acompanhados da Diretora do CeMAIS, Marcela Giovana, foi até a Comunidade Quilombola do Buraco, localizada em Conceição do Mato Dentro, sendo recebida pela Sra. Manuela, que falou sobre a comunidade e os desafios enfrentados pelos moradores.

Marcos, Natália, Dona Manuela, Marcela e Ana Flávia na Comunidade Quilombola do Buraco. Foto: Marcos Serpa.
Reunião na sede da Procuradoria Municipal de Conceição do Mato Dentro, com o Procurador Geral do Município de Conceição Do Mato Dentro, Felipe Gaeta, que expôs a situação de irregularidade que muitas associações vivenciam e abordou o trabalho da Prefeitura no enfrentamento da situação.
Encontro com a vice-presidente da Associação Comunitária Quilombola de Três Barras - ACCTB, Alcione. Após apresentação do Projeto pela equipe, a associada abordou dificuldades enfrentadas pela comunidade e relatou sobre projetos desenvolvidos pelos associados. São três comunidades (Três Barras, Cubas e Buraco), representadas em uma associação.

Reunião com a Associação Comunitária Quilombola de Três Barras (Alcione e seu filho Lucas, Marcela, Ana Flávia e Natália). Foto: Marcos Serpa.
24 de janeiro: Serro
Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, em Serro. No local, alguns moradores e articuladores da comunidade foram ouvidos e indicaram associações que atuam na região e quais encerraram as atividades. A equipe do Sempre Vivas conseguiu o contato de dois representantes de associações.
No Distrito de Milho Verde, também em Serro, a equipe foi recebida pelo Presidente da Associação Cultural e Comunitária de Milho Verde, Beto Magalhães, que falou sobre a realidade e os anseios da comunidade.

Reunião com a Associação Cultural e Comunitária de Milho Verde (Ana Flávia, Natália, Marcela e Beto Magalhães). Foto: Marcos Serpa.
Reunião na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Serro, com os servidores municipais Rangel e Camila. Os membros da secretaria abordaram as dificuldades que as associações enfrentam para se manterem regulares e para a captação de recursos. Foi orientado contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social para melhores informações sobre as associações locais.

Reunião na sede da Secretaria de Cultura de Serro (Kamila, Marcos, Ana Flávia, Natália e Rangel). Registro fotográfico por servidora municipal.
Reunião com a Promotora de Justiça de Serro, Luísa Carla Vilaça Gonçalves Guimarães e Poueri do Carmo Mário (GPACC): A Dr. Luisa discorreu sobre o trabalho que vem sendo realizado nas comunidades quilombolas através do projeto “Quilombo Feliz”, e ressaltou a importância de capacitar associações menores que não acessam recursos, e, também, a relevância do atendimento aos catadores de material reciclável do município.
25 de janeiro de 2023: Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Conceição do Mato Dentro
Alvorada de Minas: Reunião na Prefeitura com a psicóloga do CRAS, Kátia Almeidae o secretário de governo, Warley Luciano. A equipe promoveu um momento de escuta sobre as demandas do município e a realidade das associações que enfrentam dificuldades para regularização. O secretário de governo ofereceu auxílio para divulgação do projeto e necessidades da equipe no desenvolvimento do Sempre Vivas.

Reunião na Prefeitura Municipal de Alvorada de Minas (Kátia, Warley, Marcos, Ana Flávia, Natália). Registro fotográfico por servidora municipal.
Dom Joaquim: Reunião com a secretária de Meio Ambiente, Renata. A secretária expôs necessidades da região, falou sobre pontos turísticos e passou os contatos de diversas associações.

Reunião na Prefeitura Municipal de Dom Joaquim (Natália, Renata, Marcos, Ana Flávia). Registro fotográfico por servidora municipal.
Reunião com a Secretaria de Cultura do município de Conceição do Mato Dentro, com a Secretária de Cultura, Silvana Lages, e os servidores municipais, Hailton e Carolina. Foi relatado que as associações necessitam de apoio para escrita de projetos com protagonismo dos jovens: uma linguagem mais clara e inclusiva para as comunidades.

Reunião na Sec. de Cultura de Conceição do Mato Dentro (Marcos, Carolina, Silvana Lages, Ana Flávia, Hailton e Natália). Registro fotográfico por servidora municipal.