Em rede, Belo Horizonte enfrenta Covid-19 nas ILPIs

Os idosos institucionalizados são a maioria dos mortos por Covid-19 em diferentes países, o que tem sido chamado de holocausto das ILPIs. Buscando evitar a repetição desse cenário em Belo Horizonte, instituições estão atuando em parceria para fazer diferente. Na quinta-feira, 9 de junho, coordenadores e dirigentes das 28 ILPIs filantrópicas de BH participaram de encontro virtual promovido pelo projeto Rede 3i, com o médico geriatra Jáder Freitas, participante do grupo de profissionais de saúde do projeto de parceria entre Hospital das Clínicas e as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social para atendimento dos idosos institucionalizados.


O projeto é voltado para atendimento das 28 ILPIs filantrópicas e também das ILPIs particulares indicadas pela Vigilância Sanitária do município. Como são necessárias muitas ações para se fazer o isolamento ideal dentro da ILPI, conforme recomendação da OMS, a solução construída foi tirar o idoso do lar. “Estamos tirando o idoso sintomático para tirar o surto da ILPI”, explicou Dr. Jáder Freitas.


Elogios foram feitos ao serviço prestado pelo Hospital das Clínicas da UFMG, que já está sendo utilizado por muitas das ILPIs. Alguns pontos de melhorias foram colocados e o médico prontamente apontou caminhos e assumiu compromissos para solucioná-los. Com atenção às questões colocadas, Dr. Jáder explicou o funcionamento da Unidade de Acolhimento Provisório (UAP). O espaço conta com suítes para isolamento dos idosos sintomáticos enquanto aguardam resultado dos testes. Se negativo, retornam para os lares e, se positivo, dão entrada em uma unidade de internação. Um dos pontos enfatizados pelo geriatra foi que a UAP não é um hospital e toda a equipe de médicos e enfermeiros é exclusiva para os acolhidos. Segundo o geriatra, é uma necessidade para proteção especialmente de todos da ILPI, uma forma de conter os surtos em baixos limiares, ou seja, retirar da instituição a pessoa idosa logo nos primeiros sintomas gripais e, imediatamente, testá-la.


Recomendações


Dr. Jáder reforçou algumas recomendações importantes para dirigentes e coordenadores, tais como: manter o CHAT BOT disponibilizado pelo serviço atualizado, assim como o contato com a equipe matriciadora para qualquer dúvida ou questão de saúde, seja relacionada à Covid-19 ou não. Também recomendou que façam o curso disponibilizado pela equipe de geriatria do Hospital das Clínicas na plataforma Hotmart: https://abordagemglobaldoidosoc-qyjbmy.club.hotmart.com


Ele ainda citou o serviço de cuidadores de idosos de uma colega de equipe, o helpmy.com.br para atendimento dos lares que estão com dificuldade de encontrar profissionais para recompor as equipes diante dos afastamentos de profissionais com suspeitas e positivas para Covid-19.


Solícito, Dr. Jáder afirmou que o serviço tem que ser legal para os gestores e para a pessoa idosa institucionalizada e demonstrou dedicação e interesse em promover o bem-estar do idoso. “Estamos juntos mesmo. Se tiver algo que não está legal, me avisem, porque é para ser legal. A grande herança que queremos deixar é essa aproximação entre o serviço do Hospital das Clínicas e as ILPIs”, comentou, afirmando a importância do trabalho em rede construído para o enfrentamento da crise sanitária atual e abrindo portas para que seja perene.


Marcela Giovanna, presidente do CeMAIS, encerrou o encontro desejando abraços de fortaleza e pílulas de coragem para enfrentar o momento e parabenizou a coragem com que as ILPIs filantrópicas estão atravessando essa caminho de guerra.


William Barbosa, um dos participantes, ao despedir-se do encontro, escreveu: “Obrigadíssimo ao Dr. Jáder Freitas pelos ensinamentos e esclarecimentos e ao CeMAIS pelo envolvimento e comprometimento. Obrigado aos colegas de encargos”.


O projeto Rede CeMAIS 3i é executado por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte e conta com o incentivo da VLI Logística, BB Consórcios, Raízen, Pottencial Seguradora, Vale, Pitágoras, Cemig, Instituto Lojas Renner, Gerdau e Vilma Alimentos.


30 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 CeMAIS |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Ápice  | CNPJ : 08.415.255/0001-27