NOTÍCIAS

Elaboração de Projetos: Como evitar surpresas inesperadas na hora de colocar a mão na massa!

Realizar ações e tomar atitudes baseadas nas necessidades de cada momento são um ótimo caminho para o sucesso diante dos desafios encarados diariamente por organizações sociais. A criatividade e a capacidade de se adaptar são características de extrema importância e que fortalecem a instituição em momentos de urgência, mas não devem ser vistas como garantias. Na hora de se colocar as ideias em prática, o ideal é que não ocorram surpresas, e a melhor forma de evitar situações inesperadas é por meio de uma boa elaboração de projeto, que sustente e sirva como base para a iniciativa em questão. Determinar antes de agir, pontos como os objetivos a serem alcançados, as metas a serem cumpridas, o cronograma a ser seguido, o método com que vai ser feito, e os recursos necessários para o empreendimento, facilitam não só no momento da execução, mas também na avaliação e na tomada de decisão diante dos imprevistos, uma vez que as diretrizes estejam claras para todos.


Diante da importância de se construir um bom projeto e com o objetivo de fortalecer ações e iniciativas de diferentes organizações sociais, o projeto Rede Criança e Adolescente Fomentando OSCs indica 5 conteúdos que sua organização precisa conhecer!


O projeto Rede Criança e Adolescente Fomentando OSCs é uma iniciativa do CeMAIS, com financiamento do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Belo Horizonte e destinação da Vale e Cemig.


Encontro sobre a Elaboração de Propostas de Projetos - YouTube CeMAIS

Realizado pelo Conselho Municipal de Idosos de Belo Horizonte (CMI/BH) com o apoio do CeMAIS, o encontro em formato de bate-papo apresentou diferentes pontos para que organizações sociais possam pensar seus projetos da melhor forma possível. As palestrantes Aline Seoane e Marcella Cristina abordaram pontos como o uso da linguagem correta e o conhecimento do público-alvo, que enriquecem e facilitam a elaboração de projetos para qualquer situação, seja para um edital, seja para a execução de iniciativas específicas de cada organização. O bate-papo contou ainda com a participação direta das organizações presentes, que por sua vez puderam realizar perguntas ao vivo sobre suas dúvidas que fossem surgindo ao longo das explicações, tornando o material ainda mais rico em conteúdo e uma aula para aqueles que buscam se aprofundar sobre a elaboração de projetos.


Como elaborar projetos de sucesso, com um olhar diferenciado para o público idoso - YouTube CeMAIS

O primeiro de um total de quatro encontros realizados pelo Conexão Boas Práticas 60+ e intitulados "Na trilha dos projetos", esta conversa teve como objetivo apresentar as bases a serem seguidas na hora de se pensar um projeto, e também os contextos que influenciam na ideia e que devem ser trazidos para a realidade da iniciativa. Além das questões que remetem a fase inicial da elaboração de um projeto, a apresentação abordou também pontos como a importância da distribuição de tarefas baseadas nas habilidades de cada participante, uma vez que pessoas diferentes possuem características diferentes, podendo assim reagir de forma única a cada situação.


Como elaborar um projeto - YouTube CeMAIS

Com o objetivo de apresentar os tópicos fundamentais para a elaboração de uma proposta de sucesso, o segundo episódio da "Websérie Fundo do Idoso para OSCs", realizada pelo projeto Caleidoscópio: Monitoramento de Projetos e executado pelo CeMAIS, mostra de forma clara por meio de desenhos e animações a importância em escolher uma metodologia específica e identificar a realidade na qual o projeto deseja se inserir. O episódio também fornece dicas sobre como definir um objetivo coerente com o período e o contexto do projeto, como delinear a justificativa, o público-alvo, e sua abrangência, e também como criar metas para os resultados esperados, sendo assim uma ótima opção para quem deseja se aprofundar no assunto de forma rápida e simples.


Captação de recursos: elaboração de projetos - YouTube Observatório do 3º Setor

Promovida pelo Observatório do Terceiro Setor com o apoio de parceiros, a apresentação que fez parte do "Ciclo de Palestras Profissionalizar para Transformar o Terceiro Setor", realizado em outubro de 2018, conta com a participação do Curador de Fundações de São Paulo, Airton Grazzioli, e o diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), João Paulo Vergueiro. A palestra tratou de assuntos como as diretrizes legais e leis que devem ser seguidas na hora de se elaborar um projeto, assim como incentivos públicos que podem trazer benefícios às organizações. Além das questões legais, foram apresentadas também diferentes formas de se pensar a captação de recursos para as necessidades de cada projeto.


Elaboração de Projetos: O Que é e Por Que Realizar? - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS)

Link: https://www.idis.org.br/elaboracao-de-projetos-o-que-e-e-por-que-realizar/


Buscando enfatizar a importância do debate sobre a elaboração de projetos no Terceiro Setor, a gerente de projetos do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e autora do artigo Carla Cabrera, apresenta através de uma linguagem informal, quase como uma conversa, o impacto gerado por bons projetos e a importância do conhecimento para o sucesso de uma empreitada. Ela pontua ainda que as discussões e elaborações de projetos devem ser feitas e pensadas de forma coletiva, considerando assim a maior variedade de pontos de vistas possíveis para que a atuação da organização se torne cada vez mais impactante e efetiva para aqueles a sua volta.


7 visualizações0 comentário