NOTÍCIAS

Editais para OSCs: oportunidades para garantir atendimento de qualidade para crianças e adolescentes

Um dos desafios que permeiam o dia a dia da gestão de organizações da sociedade civil concerne à captação de recursos. Ainda que tenhamos projetos aprovados nas leis de incentivo, temos que realizar a captação dos recursos com empresas. E, muitas vezes, os custos de manutenção e reforma do espaço físico não podem ser incluídos nos projetos, deixando as instituições sem saber a quem recorrer para continuar oferecendo um serviço de qualidade na proteção dos direitos desses jovens. Se você já passou ou está passando por uma situação como essa, hoje trazemos duas indicações preciosas que podem te ajudar.


A inscrição em editais voltados para OSCs que atuam no campo dos direitos das crianças e dos adolescentes é mais uma maneira que essas organizações podem encontrar para viabilizar ações pontuais ou contínuas, para realizar reformas em sua estrutura ou mesmo para garantir seus custos básicos de funcionamento. Selecionamos aqui duas oportunidades de iniciativas de financiamento voltadas para organizações sociais. Confira!


Programa Nossas Crianças - Fundação Abrinq


Com quase três décadas repassando recursos para organizações da sociedade civil que realizam atendimento direto e gratuito às crianças e aos adolescentes, o Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, está com edital aberto para financiamento de reformas e melhorias de espaços físicos.


O edital aceitará inscrições até o dia 15 de agosto e poderão inscrever-se instituições atuantes em Brasília, Minas Gerais, no Paraná, Rio de Janeiro e em São Paulo e que estejam em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


As organizações selecionadas receberão até R$20 mil cada para realizarem as adequações. Entre outros requisitos, o edital exige que as OSCs participantes estejam registradas no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município em que estão instaladas. Saiba mais.


Banco de Incentivados da Prosas (BIP)


A já conhecida plataforma Prosas, que desde 2015 auxilia na seleção e monitoramento de projetos sociais, lançou há pouco tempo uma nova ferramenta: o Banco de Incentivados da Prosa. O BIP tem como objetivo visibilizar, otimizar e facilitar a seleção e o patrocínio de projetos sociais, culturais e esportivos.


Com inscrições e participação gratuitas, o BIP aceita projetos já aprovados pela Lei Rouanet, pela Lei Federal do Esporte, pelo Fundo da Infância e Adolescência ou pelo Fundo do Idoso. A primeira rodada de inscrições fica aberta até às 18h (horário de Brasília) do dia 14 de setembro de 2022. Saiba mais.


Já vai garantir a inscrição de sua OSC nas iniciativas acima? Compartilhe também com quem precisa desse apoio!


O projeto Rede Criança e Adolescente Fomentando OSCs é uma iniciativa do CeMAIS, com financiamento do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Belo Horizonte e destinação da Vale e Cemig.


42 visualizações0 comentário