Cozinha afetiva

O Boas Práticas desta semana fala de um assunto que floresceu, sobretudo nesse momento de confinamento social: a cozinha. Alguns dominam, outros se arriscam, mas o fato é que ninguém vive sem. É comum ouvir frases como “tempero de mãe/avó” remetendo a memórias relacionadas ao preparo e a degustação de alimentos. Experimentar uma refeição e associá-la a uma boa lembrança da vida, é o que chamamos de culinária afetiva.


Pensando nos idosos institucionalizados, ações como oficinas voltadas ao preparo de lanches e variados pratos, podem ser uma alternativa de integração e valorização de histórias individuais e resgate da coletividade. Pesquisar qual era o prato que o idoso preparava para os filhos ou entes queridos com os quais mantinha convívio, faz com que sejam reavivadas memórias de afeto e segurança, aquela nostalgia que sentimos através do paladar.


Em tempos de festa junina, uma boa dica é trabalhar o feitio de pratos típicos como a canjica, doces, além de caldos e sopas aproveitando também esse começo de inverno. Sob os cuidados de uma equipe do lar, os moradores podem se dedicar ao preparo dos quitutes, respeitando as habilidades e desejos de cada envolvido no processo.


Especialmente para os mineiros, a cozinha é sempre o melhor lugar para uma boa prosa. Por meio da fala, a atividade promove o diálogo, a socialização e o encontro. Enquanto atividade motora, trabalha a destreza, agilidade e movimentos. Já para a mente, pode ser um importante exercício de memória, foco e atenção, e para o coração um alento.


Muito mais que preparar algo para comer, o ato de cozinhar cria relacionamentos entre quem o realiza e quem experimenta. É importante lembrar que mesmo que não surja na memória um alguém específico, o efeito maior dessa prática é a afetividade na elaboração das receitas, utilizando por exemplo, produtos de época, frescos e/ou locais.


21 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 CeMAIS |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Ápice  | CNPJ : 08.415.255/0001-27