Ciclo de Fomento debate a importância da implementação dos ODS

Com o tema “Cidades do Futuro, Organizações do Presente”, o CeMAIS promoveu um debate de como o Terceiro Setor pode atuar para concretizar os ODS




“Há um abismo muito grande entre a teoria e a prática na implementação dos ODS. Para a sua eficácia, é necessária a criação de políticas públicas contínuas, investimento público e controle social contra a desigualdade social. O desenvolvimento sustentável tem um viés econômico e é importante um olhar para os diferentes tipos de desigualdade, que passa, por exemplo, pela concentração de renda, o acesso a informação e formação”, afirma Cláudia Pires, professora do Centro Universitário Newton Paiva-BH.


Esse foi um dos pontos levantados no Ciclo de Fomento, realizado no mês de agosto, que teve como tema “Cidades do Futuro, Organizações do Presente: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como eixo de ação do Terceiro Setor”. O evento contou também com a participação da Gabriela Ferolla, consultora de parcerias da ImpactLab, Carlos Vasconcelos, idealizador e fundador do projeto Bom na Bola, Bom na Vida e a mediação da Marisa Seoane, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do Município de BH.

Com a presença de representantes das organizações sociais, empresas e governo, o Ciclo levantou a discussão sobre a o cenário atual, no Brasil, na implementação dos ODS. Diante dos desafios e a falta de políticas públicas eficazes para tal finalidade, as instituições compartilharam ações que realizam para o desenvolvimento sustentável nos espaços de atuação.


Um dos exemplos expostos foi a promoção de atividades dentro do calendário das organizações, como é o caso do Movimento de Escoteiros: “Os ODS estão muito intimamente ligados ao Movimento Escoteiro, pois tanto nossa Missão quanto nossa Visão trazem em seu texto a vontade de contribuir na construção de um mundo melhor. Internamente as ações são muito fáceis de receber adesão, porque já temos isto conosco, mas o legal mesmo, é que todas as Unidades Escoteiras e todos os Escoteiros são conclamados a envolver a sua comunidade, o seu vizinho e seus amigos. E isso é que faz as ações tomar uma proporção maior no sentido de formar uma cultura”, afirma Luiz Carlos da Cruz Vasconcelos, Conselheiro Nacional suplente do grupo.


O Ciclo de Fomento

O Ciclo é um evento mensal que possibilita a discussão entre os atores sociais das instituições sociais, poder público e empresas sobre diversos temas (outras informações: www.cemais.org.br/ciclo-de-fomento).


O próximo evento acontece no dia 26 de setembro, na Associação do Ministério Público de MG, com o tema “A gestão das organizações da sociedade civil e a defesa da pessoa com deficiência”. Para receber os convites dos encontros por e-mail entre em contato conosco: ciclodefomento@cemais.org.br.


81 visualizações