CeMAIS promove encontros virtuais para orientação das ILPIs

O projeto Rede 3i começou na semana passada a realizar encontros virtuais com as 28 ILPIs filantrópicas atendidas e ampliando também para as instituições da capital que não são parte da nossa rede. O objetivo é fortalecer as ILPIs de Belo Horizonte durante a pandemia da doença Covid-19 e prepará-las para oferecer o cuidado especial que a população idosa institucionaliza necessita por se encontrar no grupo de risco da doença.

Os primeiros encontros realizados na sexta-feira, 03 de abril de 2020, tiveram a participação de conselheiros do CMI-BH para responder as dúvidas das ILPIs sobre o repasse emergencial de R$3 mil por pessoa idosa aprovado no último dia 31 de março, em reunião do Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte. Cerca de 1 mil idosos serão beneficiados nas instituições belorizontinas – a maioria parceira da Prefeitura de Belo Horizonte. O valor de R$ 3 mil por pessoa idosa deverá ser usado para reforçar a compra de produtos de limpeza, higiene e desinfecção, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os trabalhadores.


Na terça, 07 de abril, foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde conversar com as ILPIs. Para esclarecer as práticas que precisam ser adotadas para prevenção e cuidados, principalmente no caso de contágio de alguém atendido ou da equipe das organizações, convidamos a médica geriatra, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (NESPE - FIOCRUZ/UFMG) e consultora da OMS (Organização Mundial da Saúde) no eixo "Políticas de Saúde dos Idosos Dra. Karla Giacomin.


O encontro virtual que teve a participação de 59 pessoas, contou ainda com a presença de conselheiros do CMI-BH. Novos encontros virtuais estão sendo planejados pela equipe da Rede 3i, que está em contato diário com a gestão das 28 ILPIs filantrópicas de Belo Horizonte. O Rede 3i é um projeto aprovado pelo Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte que conta com o incentivo da VLI Logística, BB Consórcios, Raízen, Pottencial Seguradora, Vale, Pitágoras, Cemig, Instituto Lojas Renner, Gerdau e Vilma Alimentos.


Informe 60+


Para alcançar um número ainda maior de ILPIs, o CeMAIS lançou na primeira semana de abril, o boletim eletrônico Informe 60+, com o objetivo de compartilhar boas práticas entre as ILPIs e também orientações e informações oficiais e seguras para que as ações e reações sejam realizadas com serenidade e confiança. Saiba mais.

0 visualização