NOTÍCIAS

CeMAIS apresenta projeto para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes

O CeMAIS está lançando o projeto Rede Criança e Adolescente Fomentando OSCs. O objetivo do projeto iniciado em setembro de 2021 é desenvolver ações de qualificação às Organizações da Sociedade Civil de atendimento a crianças e adolescentes, que atuam em Belo Horizonte. De forma direta, 20 organizações sociais protagonistas do atendimento de crianças e adolescentes serão impactadas. Indiretamente, milhares de crianças e adolescentes atendidas pelas OSCs vão usufruir dos benefícios de um atendimento qualificado.


Serão contempladas instituições que atuam em áreas como esporte, educação, cultura, assistência social, entre outras. O projeto tem como objetivo o fortalecimento de organizações sociais inscritas no CMDCA/BH, buscando assessorá-las na gestão institucional.


“A gente acredita que as organizações da sociedade civil têm um papel fundamental na implementação de ações efetivas para melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. Além disso, o projeto tem início em um momento delicado em que as organizações se encontram diante de desafios que, somados aos anteriores, se tornaram ainda maiores e mais exigentes no que tange uma gestão competente e inovadora. Elas estão buscando se reinventar e se reorganizar após um ano e meio de pandemia, daí a relevância deste projeto, que busca além de capacitar as organizações, prestar assessoria e disponibilizar informações que possam fortalecê-las e consequentemente apoiar o CMDCA/BH e as políticas de atendimento à criança e ao adolescente,” explicou o supervisor do projeto Rede Criança e Adolescente Fomentando OSCs, Virgílio Garcia.


Um projeto realizado pelo CeMAIS com financiamento do CONANDA em 2019, pesquisou com participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da Criança e do Adolescente, a situação do mesmo na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, 70,7% dos participantes apontaram a falta de formação e capacitação como a principal fragilidade do SGD. O projeto Rede Criança e Adolescente Fomentando OSCs foi criado para atender essa demanda.


Objetivos Gerais


Os objetivos centrais da iniciativa são:

  • Identificar Organizações da Sociedade Civil de atendimento a crianças e adolescentes em Belo Horizonte;

  • Promover capacitação e apoio técnico para as Organizações da Sociedade Civil participantes;

  • Promover a difusão de informações acerca da gestão institucional para Organizações da Sociedade Civil de atendimento a crianças e adolescentes em Belo Horizonte.

Para que esses propósitos sejam cumpridos de forma eficaz, algumas ações já estão previstas, como por exemplo: mapear via web e telefone cerca de 50 organizações que atendem crianças e adolescentes, elaborar e aplicar um instrumento de coleta de dados em aproximadamente 20 OSCs, compilar os dados coletados e produzir um documento de mapeamento. Esses são os passos iniciais, que irão ajudar na implementação do projeto que será executado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (FMDCA-BH) com patrocínio de destinação de impostos da Cemig e da Vale.


Dica de gestão: Monitoramento e Avaliação de Projetos


Em 2020, o CeMAIS realizou o projeto Rede Criança e Adolescente Monitoramento de Projetos, que acompanhou projetos executados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte. Um dos resultados do projeto foi a publicação virtual da Revista Rede Criança e Adolescente: Monitoramento de Projetos.


A publicação traz detalhes dos projetos sociais de BH financiados pelo FMDCA-BH acompanhados pelo CeMAIS, apresenta também as ações das instituições em prol da garantia dos direitos realizadas durante a pandemia. Temos entrevistas com a presidente do CMDCA-BH, Nádia Costa, e com o gestor de parceria da PBH, Geraldo Lourenço Fernandes. Além disso, conversamos com a diretora da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e diretora da Fundação João Pinheiro, Carolina Imura, sobre a relação do monitoramento e avaliação de projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Indicamos a leitura da revista, pois o monitoramento dos projetos é um aspecto importante de uma gestão eficiente. Este é um material de apoio que indicamos para as Organização Sociais junto com o Guia para Monitoramento e Avaliação de Projetos, outra publicação do CeMAIS muito didática para as OSCs começarem a desenvolver o tema em suas rotinas.


Mensalmente, o projeto Rede Criança e Adolescente Fomentos OSCs irá publicar indicações de conteúdos e materiais de apoio fundamentais para a gestão mais eficaz das OSCs. Fique atento aqui no site do CeMAIS para acompanhar os conteúdos!

31 visualizações0 comentário