NOTÍCIAS

Cabana do Pai Tomás recebe o Cidadania em Ação

O Cidadania em Ação marcou a comunidade Cabana do Pai Tomás. O primeiro evento de grande porte realizado pelo Programa Cidadania em Rede promoveu o acesso à serviços, orientações jurídicas, emissão de documentos, ações de saúde e acolhimento da comunidade.


Foram cerca de 520 atendimentos realizados e mais de 200 pessoas participantes das palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais.


É uma ação extremamente importante para uma comunidade que se vê abandonada pelo poder público. Ter essas instituições com prestação de serviços para a comunidade nos dá esperança de que nossas demandas e direitos serão atendidos e que nossa voz está sendo ouvida. Inicialmente, são ações de garantia da cidadania, mas que, através das parcerias, podem se tornar em grandes conquistas para nossa comunidade. Lorrayne Batista, jornalista, representante e atuante na comunidade do Cabana

A diversidade de serviços oferecidos no dia 19 de agosto foi feita a partir da escuta qualificada de demandas da comunidade e a aproximação de instituições presentes no território. Ações essas que vêm sendo trabalhadas durante toda a execução do programa, em destaque podemos citar a reunião com 13 lideranças locais realizada previamente ao evento.


Realizado em parceria com diversos órgãos, universidades, instituições e lideranças locais, essa foi a primeira ação de grande porte do programa na comunidade e o início para a elaboração conjunta de ações contínuas.


O evento “Cidadania em Ação” foi um momento importante e histórico para a região da Cabana. A construção coletiva da atividade iniciada pelo CeMais e MP Itinerante, possibilitou o encontro de várias instituições de serviços socioassistenciais, que culminou na celebração de levar serviços essenciais para melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas. Cidadãos tiveram acesso a organizações que, por vezes, é distante e difícil os atendimentos como INSS, Cemig, Cadastro único, emissão de documentos, Ministério Público, outros serviços e apresentações culturais. Contudo, é necessário que ações desse porte ocorram de maneira periódica, fortalecendo os vínculos com a sociedade e as instituições do Terceiro setor presentes nas comunidades, que têm papel fundamental no desenvolvimento positivo das populações periféricas. Uelington Gomes, Gestor Social Unidade de Prevenção a Criminalidade Cabana.

Clique aqui e confira os números do evento!



Fotos: Camila Soares/MPMG, Cecília Pederzoli e acervo CeMAIS



O Programa Cidadania em Rede é uma realização do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Belo Horizonte e CeMAIS que estiveram presentes no Cidadania em Ação à frente de diversas atividades.


Patrocinado pela ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e Sindiextra, com apoio da Associação do Ministério Público de Minas Gerais, Associação dos Magistrados Mineiros, Nepomuceno Soares Advogados Associados e Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia.


O evento contou também com importantes parceiros para a sua realização: ASMAC - Associação dos Moradores do Aglomerado Cabana, AMPC - Associação Mineira de Proteção à criança, CESAM MG, Centro Juvenil Dom Bosco, Faculdade Milton Campos, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania, Recivil, Fica Vivo e Programa Mediação de Conflitos.

15 visualizações0 comentário