POLÍTICAS PÚBLICAS E ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO EM CONTAGEM
O projeto irá atuar por 12 meses no município fortalecendo as políticas de atendimento à pessoa idosa, por meio de ações com a rede intersetorial e do fomento às boas práticas na atenção e cuidado com as pessoas 60+.
O crescimento da população idosa torna mais evidente as necessidades e fragilidades das políticas para esse público. Muitos idosos se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.
O projeto irá contribuir para promover a garantia de direitos e a qualidade de vida das pessoas idosas, por meio do fortalecimento das organizações da sociedade civil que atuam com a população 60+.
As atividades iniciaram em 1º de junho de 2022, com a participação no 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, executado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, no auditório da UNA, em Contagem.
Entre as ações previstas para o projeto, estão um mapeamento da rede de serviços disponíveis e uma pesquisa-diagnóstico sobre as condições dos idosos frágeis em cuidado domiciliar. Também serão oferecidas capacitações sobre gestão e cuidado para organizações e profissionais ligados à assistência social, além da produção e compartilhamento de informações sobre a garantia de direitos e o cuidado com as pessoas idosas.
Esta ação está sendo desenvolvida no âmbito do projeto "Políticas públicas e envelhecimento da população em Contagem", aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso de Contagem, e conta com a destinação de impostos da CEMIG e do Banco ITAÚ.
Orientam a execução do plano de ação o Programa Nacional de Direitos Humanos, a Política Nacional do Idoso, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e o Estatuto do Idoso.
NOTÍCIAS


Pelo direito de envelhecer com direitos - Lançamento da campanha

Paradigmas das Políticas da Pessoa Idosa: Reflexões e Avaliações

Ações de voluntariado para pessoa idosa durante e após pandemia

Conexão Boas Práticas 60+ Apresentação do Edital para Seleção de Projetos do FEI/MG
Quer conversar mais sobre nossa atuação com as OSCs de atendimento à pessoa idosa?
Escreva para: pamella.noronha@cemais.org.br