Programação completa do 15º ENATS

Data: 1, 2 e 3 de julho de 2019

Local: Cine Teatro Brasil Vallourec

Tema: “Alianças Intersetoriais – Monitoramento dos resultados e autonomia das organizações” 

 

 

 

O terceiro setor passa por um momento de transição, uma mudança na cultura institucional e nas relações de parceria com governos, empresas e sociedade que apontam para um caminho de maior profissionalização da gestão e transparência. O adequado monitoramento dos resultados reforça a importância no alcance do impacto social e o valor da autonomia das organizações na sociedade.

 

Abertura:  1º de julho de 2019 às 18h30

 

O terceiro setor reúne mais de 800 mil organizações sociais no Brasil, responsáveis por articular a sociedade civil em todos os temas de grande importância como defesa de direitos, saúde, meio ambiente, educação, habitação e tantos outros que representam as mais variadas demandas resultantes do amadurecimento de um pais novo, com importantes riquezas naturais e sobretudo, iniciando seu processo de aprendizado democrático e já com grandes desafios que colocam em cheque sua capacidade de avançar na solução dos complexos problemas sociais.

Nesse contexto, acontece a noite de abertura em que o ENATS completa 15 edições. A solenidade será conduzida pela jornalista Inácia Soares que irá abrilhantar o evento com convidados de honra, entrevistas, lançamentos e a entrega do Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão do 3º Setor 2019. A 3ª Edição do prêmio manterá o tema central a transparência das Organizações da Sociedade Civil OSCs reconhecendo organizações de destaque no tema.

Como convidada especial para essa noite, teremos a presença da premiada publicitária Cris Guerra. Cris é uma grande escritora, com 06 livros publicados, cronista das revistas e assina a coluna na rádio BandNews FM de Belo Horizonte falando sobre comportamento, estratégia e criatividade.

Para finalizar a noite, o coquetel de abertura prestigiará convidados, participantes, homenageados e parceiros com a apresentação da Academia Musical Orquestra Show da Polícia Militar de Minas Gerais, lançamento de livros, stands de serviços, feira de artesanato promovida por grupos de empoderamento feminino e superação social.

 

 

Primeiro dia de atividades:  2 de julho de 2019

 

8h - Credenciamento e café de boas vindas

 

8h45 - Abertura das Atividades do Palco

 

9h às 10h - Palestra de magna: Financiamento púbico e autonomia das organizações da sociedade civil.

Convidado:

  • Eduardo Barbosa – Médico e deputado federal do estado de Minas Gerais. É médico pediatra formado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e pós-graduado em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Importante representante do movimento de pessoas com deficiência e do terceiro setor.

 

10h10 às 12h20 - Painel 1: Fortalecimento das organizações para o alcance de resultados sociais.

Mediador: Oswaldo Barbosa – Fundador da GO Gestão de Oportunidades uma plataforma de serviços especializados em gestão do Terceiro Setor.

Convidados:

  • Luciana Imaculada de Paula - Promotora de Justiça Coordenadora do GEDEF -Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna do MPMG, criado para estimular a cooperação com as Promotorias de Justiça de todo o estado para a adoção de medidas legais, judiciais e extrajudiciais necessárias à proteção da fauna.

  • Sara Oliveira -  Gerente de implementação de programas e projetos na Plan International Brasil de Salvador, Bahia. Psicopedagoga, pedagoga, especialista em educação da infância; Arte Educação e metodologias participativas.

  • Roberto Padovani - Compendium - Atuação no ramo da estatística e Data Science na área social, desempenhando relatórios, apresentações e visualizações de dados na web através de ferramentas estatísticas de visualizações de BI (R, STATA, SAS e TABLEAU). Responsável pela elaboração de BI e Data Warehouse de dados educacionais utilizando bases de dados do IBGE, INEP, registros administrativos e Avaliações em Larga Escala dos estados parceiros do Instituto. Criador da Startup Compendium para monitoramento e avaliação de projetos sociais.

  • Ricardo Siqueira Campos - Diretor de Sustentabilidade e Projetos Sociais da Fundação Dom Cabral. Graduado em Comunicação pela FAAP e Administração de Empresas pela UNA, com MBA pela FDC/Univertsity of British Columbia, pós-MBA pela FDC/Kellogg, Gestão de Sustentabilidade Corporativa pela FDC e Gestão Avançada FDC/Insead. Co-Presidente do PRME – Principles Responsible for Management Education/Brasil e Membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global/ONU.

 

12h30 às 14h - Almoço externo: Clique aqui e veja no mapa os restaurantes mais próximos do Cine Theatro Brasil Vallourec e aproveite para conhecer um pouquinho do centro de BH.

 

14h10 às 14h50 - Painel 2:  Diálogos: Compliance nas organizações da sociedade civil – Um instrumento de gestão legal e ética

Convidados:

  • Airton Grazzioli - bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público (SP) e Mestre em Direito Civil pela PUC (SP). É membro do Ministério Público, Promotor de Justiça e curador de Fundações de São Paulo.

  • José Eduardo Sabo Paes - Graduado em Direito pela Universidade de Brasília. Mestre em Magister en Derecho Comparado pela Universidad Complutense de Madrid. Doutor em Direito Constitucional pela Universidad Complutense de Madrid reconhecido pela UFPE. Professor da Universidade Católica de Brasília e procurador de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

 

15h às 16h - Mini Palestra: Imunidades e isenções tributárias para o terceiro setor

Convidado: Tomaz de Aquino Resende – Procurador Geral do Município de Belo Horizonte, presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB-MG.  Advogado, especialista e consultor em terceiro setor e intersetorialidade, sócio fundador do escritório Tomaz de Aquino Costa Vilar, Sociedade de Advogados. Procurador de Justiça Aposentado do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, no qual atuou por 23 anos. Foi o idealizador e coordenador, por mais de 10 anos, do Centro de Apoio Operacional das Alianças Intersetoriais (CAOTS).

 

16h às 16h20 - Interação com o público

 

16h20 às 17h50 - Painel 3: Fundos Patrimoniais: financiamento e sustentabilidade das organizações da sociedade civil

Mediador: Gilson Assis Dayrell - presidente da FUNDAMIG, engenheiro, mestre em gerontologia social pela Universidad Autonoma de Madrid, consultor em gestão e planejamento e membro do Conselho da Fundação José Fernandes de Araújo.

Convidados:

  • Paulo Haus Martins - Presidente da FUNPERJ - Fed. de fundações e associações do estado do Rio de Janeiro. Presidente da CEBRAF - Confederação Brasileira de Fundações. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é diretor - Martins Associados - Advocacia e presidente da comissão microfinanças - Ordem dos Advogados do Brasil.

  • Felipe Godoi -  Criador da FUNDEPAR, empresa gestora de Fundos de Investimento especializada no desenvolvimento de negócios inovadores de alto impacto. Graduado em ciências econômicas, possui experiência mercado financeiro, destacando as áreas de operações estruturadas, administração fiduciária e na gestão de fundos de investimento em Participação.

  • Daniel Carvalho Monteiro de Andrade - Mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade Mineira de Direito. Professor da graduação e da pós-graduação do IBMEC-MG. Atua no Direito Privado (Consultivo e Contencioso), Direito Tributário (Consultivo e Contencioso – Administrativo e Judicial) e com Organizações do Terceiro Setor.

 

18h às 18h50 - Mini Palestra: Ser Bem Maior

Convidada: Carola Mattarazo – Presidente do Movimento Bem Maior, fundado por filantropos brasileiros para incentivar a cultura de doação e o terceiro setor no país.

 

18h50 – Happy Hour

 

 

Segundo dia de atividades:  3 de julho de 2019

 

8h - Credenciamento e café da boas vindas

 

8h45 - Abertura das ações do Palco

 

9h às 10h40 - Painel 4: Impacto social: a habilidade de mudar realidade ao seu redor

Mediador: André Menezes – Fundador e presidente do Baanko. Consultor especializado em Eficiência Energética, Sistemas de Gestão (ISO 50001 e outras) e desenvolvimento de Novos Negócios dentro de empresas existentes e negócios iniciantes.

Convidados:

  • Solange Bottaro – Gestora de Projetos com 40 anos de experiência no Terceiro Setor, atuando como dirigente, coordenadora de projetos, mobilizadora de recursos e palestrante. Possui formação em Administração de empresas com MBA em Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Especialização em Desenvolvimento de lideranças pela Fundação Dom Cabral.

  • Fernão Silveira – Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade para a América Latina da Fiat Chrysler Automóveis.  Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Comunicação Corporativa e Relações Públicas pela Faculdade Casper Libero e especialização em Assuntos Corporativos pela Fundação Getúlio Vargas.

  • Elizabeth Jucá – Secretaria de Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE). Graduada Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Finanças com mestrado em Liderança e Gestão Pública.

 

10h50 às 12h40 - Painel 5: Modelagem e monitoramento de parcerias: novos modelos para o alcance de resultados de interesse público.

Mediador: Thiago Alvim - sócio fundador da Nexo de investimento social, dedicada à promoção do impacto social em todo território nacional e do Prosas. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/MG.

Convidados:

  • Mônica Salles Lanna – Subsecretária de Projetos na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas - Minas Gerais. Advogada e Consultora Jurídica com foco em Direito Administrativo e Empresarial. Pós graduada em Direito Coorporativo pelo Ibmec e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Graduada em Direito pela UFMG.

  • Victor Hugo Costa - Gerente de projetos no Semeia, é graduado em Administração Pública pela Escola de Governo de Minas Gerais, com MBA na Escola Politécnica da USP. Trabalhou no Governo do Estado de São Paulo, onde coordenou a área de Operações de Crédito. Anteriormente foi Superintendente de Projetos na São Paulo Negócios, Gerente-Executivo da Arena Independência S.A., tendo trabalhado, ainda, na Unidade PPP do Estado de Minas Gerais. Atuou em diversos projetos de concessões e PPPs, como PPP da Iluminação de São Paulo, Mineirão, Arena Independência, Arena Anhembi, MG 050, Complexo Prisional de Minas Gerais, entre outros.

  • Bruno Pantojo – economista e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em contratos de impacto social da ITAWI – Finanças do Bem uma organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras

 

12h40 às 14h - Almoço externo: Clique aqui e veja no mapa os restaurantes mais próximos do Cine Theatro Brasil Vallourec e aproveite para conhecer um pouquinho do centro de BH.

14h10 às 16h - Painel 6: Conselhos de Direitos: participação popular, políticas públicas e práticas de defesa de direitos

Mediadora: Marisa Seoane Rio Resende - Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral do Município de Belo Horizonte, presidente do Confoco BH. Formada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social e especialista em responsabilidade social empresarial, gestão social, gestão ambiental e recursos humanos.

Convidados:

  • Luís Eduardo Mercês – Analista de Projetos Sociais Pleno do Instituto Unibanco. Ampla experiência na área Social e Voluntariado Empresarial

  • Márcia de Souza – Mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Maringá. Foi Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente em Maringá - Gestão 2015-2017. Coordena o Curso Superior de Tecnologia em Gestão das Organizações do Terceiro Setor, da UNICESUMAR

 

16h15 às 17h05 - Mini Palestra: Mobilização de Impacto – Da teoria à prática

Convidada: Michelle Queiroz – Diretora e criadora da Rede Longevidade. Atua nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social, gestão do terceiro setor e captação de recursos. Possui mestrado em administração de empresas pela UFMG; Certificado de Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Bacharel em Administração de Empresas pela PUC Minas. Presidente da Rede Viver Bem, organização social com foco na qualidade de vida do idoso. 

 

17h15 às 18h30 - Palestra Final

Convidada: Claudia Mourão – Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, já atuou em rádio, jornal impresso, sites de notícias, assessoria de comunicação, produção de TV e reportagens. Há mais de dois anos atua como repórter da TV Globo Minas, participando da equipe do quadro MG Móvel, o espaço no telejornalismo para mostrar iniciativas que promovem cidadania e bem estar nas comunidades de Belo Horizonte e da região.

 

18h30 - Happy Hour