Águas do Saraiva

Apresentação

Encerrado em 2015, o Projeto Águas do Saraiva, foi idealizado pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS. Surgiu da necessidade de recuperação do Córrego Saraiva, localizado em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. O Projeto foi patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, com 24 meses de duração divididos em duas etapas: diagnóstico e execução.

Parte da sub-bacia do Rio Betim, o principal curso d’água da cidade, o Saraiva estava com grande parte de sua mata ciliar degradada. O principal objetivo do Águas do Saraiva foi reverter o quadro com a recuperação de 50 hectares de mata, além de quatro nascentes, melhorando consideravelmente a qualidade da água. Estima-se que mais de 10 bairros de Betim foram diretamente beneficiados.

O diagnóstico social e ambiental da região e as ações de recuperação do Córrego foram realizados por uma equipe especializada, que desenvolveu intervenções pontuais para alcançar a meta. O intuito foi envolver a população para participar ativamente do processo por meio de atividades pedagógicas e preservação.

O córrego

O Córrego do Saraiva possui cerca de 12 km de extensão e está localizado em uma região rica em recursos naturais. Inscrito na Área de Interesse Ambiental V do Plano Diretor de Betim, o Córrego integra a sub-bacia do Rio Betim, afluente do Rio Paraopeba, cujas águas desaguam no Rio São Francisco.

Fatores como desmatamento e lançamento de esgoto contribuem para a degradação da mata ciliar do Córrego, provocando a escassez do curso d’água.

Metodologia

As ações de recuperação e conservação do Córrego do Saraiva foram realizadas de forma ampla. O projeto abrangeu não só o plantio de espécies nativas como, também, a conscientização da população local quanto à importância do curso d’água para a cidade como um todo.

Para tanto, a equipe Técnica Socioambiental avaliou o solo, a fauna e a vegetação às margens do Córrego com o intuito de identificar as necessidades do local bem como a forma mais adequada de recompor a mata ciliar. Esse diagnóstico norteou a segunda etapa do projeto, quando o plantio foi feito.

A equipe de Educação Socioambiental ofereceu à população palestras, cursos e oficinas sobre meio ambiente, com foco no Córrego do Saraiva. As atividades foram realizadas, sobretudo, em escolas, sensibilizando alunos, professores e pais. Material informativo também foi fornecido à população a fim de fomentar o conhecimento.

O envolvimento da população no projeto foi de suma importância para a manutenção do trabalho realizado. Para garantir que o Córrego pudesse ser totalmente recuperado, um grupo de referência, composto por moradores da região, foi criado para acompanhar a evolução da microbacia, dando continuidade às ações.

Betim

Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, Betim é a 5ª maior cidade de Minas Gerais e possui, de acordo com o censo de 2012, pouco mais de 388.800 habitantes. O município é conhecido por abrigar grandes indústrias, como a Refinaria Gabriel Passos, da Petrobras; a fabricante de peças automotivas, Teksid; além da segunda maior fábrica de carros da montadora italiana, Fiat.

Saiba mais em: Águas do Saraiva