O CeMAIS – Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais é uma associação privada sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas, que tem como principal objetivo promover a Intersetorialidade e a articulação entre o primeiro setor (governo), segundo setor (iniciativa privada) e o terceiro setor (sociedade civil).

Criado em 2006, o CeMAIS se constituiu a partir de inúmeras reuniões onde foi debatida a importância da articulação entre o Estado (primeiro setor), o mercado (segundo setor) e a sociedade civil organizada (terceiro setor) na construção de alternativas para a solução das complexas questões que envolvem a sociedade contemporânea. Tratavam-se de promotores, empresários, acadêmicos, servidores públicos e políticos, que a cada encontro externavam suas inquietações sobre a necessidade desses atores, cada um no âmbito de suas competências, conjugarem saberes e experiências na estruturação de ações que gerassem resultados efetivos para o desenvolvimento social e a busca da sustentabilidade.

Desse ideal comum nasceu o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais. Um Centro, pois a expectativa é a de que neste espaço se concentrem os esforços de cada um desses e outros idealistas, para a realização do objetivo compartilhado. De alianças, pois se espera que seja alcançado um pacto construído por todos.

“Fomentamos as alianças e parcerias entre governos, empresas e instituições sociais para o enfrentamento de problemas comuns e para a realização de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. Planejamos as alianças estratégicas, mobilizamos a sociedade e desenvolvemos projetos nas áreas de educação, saúde, segurança, meio ambiente, defesa de direitos, dentre outras, unindo forças e recursos de forma inovadora para superar problemas críticos e avançar no desenvolvimento.”